VISUALIZAR AS IMAGENS MENTAIS: TÉCNICAS DE PSICOLOGIA COGNITIVO – COMPORTAMENTAL
– O relaxamento é um processo psicofisiológico que envolve respostas somática e autônoma, informes verbais de tranquilidade e bem-estar e aquiescência motora.
AS IMAGENS MENTAIS: nossa mente é um depósito de imagens. Desde a infância, o mundo de imagens vai-se formando dentro de nós. Verdadeiras representações do mundo concreto que nos cerca. As sensações, tais como o gosto, a audição, o tato, a visão e o olfato, oferecem-nos os elementos do primeiro estágio do processo formador de imagens. Elas nascem com as sensações.
– Sentimos um cheiro, vemos alguma coisa, ouvimos uma música, visualizamos o cantor(a), estamos obtendo imagens puramente sensoriais dos cinco sentidos.
– As imagens são partes naturais das nossas vidas e são os primeiros meios de que dispomos para compreender o mundo. Formam a base do nosso conhecimento sobre nós próprios, sobre os outros e sobre o nosso ambiente, muito antes de sermos capazes de comunicar através de palavras.
Visualizar imagens de sucesso
Eu vou visualizar imagens mentais das minhas qualidades e dos meus potenciais me vendo com êxitos nas minhas tarefas de estudos, no meu projeto de vida que preparei e estou convicto que vou atingir meus objetivos e assim, vou fazer novas estratégia para vencer. Visualizar um nível de independência e automotivação: Ver a si mesmo com eficiência e sucesso e ser capaz de automonitorizar e adaptar as minhas ações, sentimento e pensamentos de acordo com as avaliações realistas do meu progresso, acreditando que tenho controle sobre a minha vida e que posso superar os desafios quando e conforme surgirem. Visualize você acreditando que pode, seus caminhos se abrem, imagine: vou fazer um vestibular para ser um bom profissional, médico, psicólogo, marketing na universidade e trazer bons frutos para mim e para o mundo, estou desenvolvendo um sentido para a minha história pessoal – a minha própria história; me vejo compreendendo com alegrias e os desafios dos relacionamentos: aprendendo a cooperar com os outros e respeitando e tolerando o ponto de vista dos outros.
DIÁLOGO INTERNO COM SENTIMENTO DE VALOR PESSOAL E COMPETÊNCIA PESSOAL:
Dizer a si mesmo que sou capaz de compreender as minhas emoções e ter consciência da forma como as expresso, que sou o autor de minhas escolhas e ações, por isso, tenho um diálogo interno dotado de componente psicológico positivo, constituído de bons valores, boa memória, inteligência, atenção, vontade, e impulsionado pela emoção positiva. Nós somos o que pensamos. Então, eu quero transformar a antipatia em empatia e cortesia, quero transformar comodismo pessoal e acomodação em iniciativa e determinação, sou capacitado a transformar as fraquezas ou defeitos pessoais em desafios e motivos de vitórias.
Respiração Diafragmática
O relaxamento é um processo psicofisiológico que envolve respostas somática e autônoma, informes verbais de tranquilidade e bem-estar e aquiescência motora.
Esta técnica de respiração consiste em concentrar o ar na região do diafragma (musculo que fica na altura do estômago), fazendo a barriga estufar e voltar ao normal ao puxar e soltar o ar, respectivamente. Deve ser feita normalmente, de vinte a trinta vezes, em momentos de relaxamento, ou seja, esta respiração cria a substância que é o hormônio chamado endorfina que é um calmante natural do bem-estar e assim, você pode estudar com mais energia e sereno, antes de fazer uma prova, pratique a respiração, você vai a prova com bom estado psicológico. Para verificar se o procedimento está correto, é bom colocar as duas mãos sobre a barriga, para senti-lo subir para inspirar e descer para expirar. Inspire pelo nariz contando até três e segure o ar dentro contando até três. Expire pela boca, esvaziando os pulmões e a barriga, contando até seis. Depois de fazer a respiração diafragmática, observe o seu corpo e suas emoções e sentimentos, eles estão calmos e pleno.
Clique aqui e marque sua consulta com o Psicólogo Assis Almeida